Vive há pouco na Suíça? Olá e seja bem-vindo!

Está a planear mudar-se ou mudou-se recentemente para a Suíça? A Suíça tem um dos melhores sistemas de seguro de saúde do mundo, de que pode beneficiar. Aqui encontrará todas as informações importantes para se assegurar de que está devidamente segurado na Suíça.

O seguro de saúde é obrigatório na Suíça?

Na maioria dos países europeus o seguro de saúde é obrigatório – e a Suíça não é exceção. Se se mudar para a Suíça e trabalhar aqui ou receber uma pensão da Suíça, é obrigado a contratar um seguro de base ao abrigo da Lei relativa aos Seguros de Cuidados de Saúde (KVG/LAMal).

Quem está obrigado a subscrever um seguro?

O seguro obrigatório aplica-se a todas as pessoas que se instalam permanentemente na Suíça. O sistema suíço baseia-se no chamado "prémio por cabeça". Isto significa que cada membro da família deve contratar um seguro de base e pagar os chamados prémios (contribuições mensais) à companhia de seguros de saúde.

Está isento da obrigação de subscrever um seguro se:

  • vive na Suíça, mas está empregado num país da UE/EFTA ou recebe uma e apenas uma reforma de um país da UE/EFTA;
  • foi enviado para a Suíça por um Estado da UE/EFTA por um período máximo de 24 meses;
  • é membro de missões diplomáticas ou consulares ou funcionário de organizações internacionais que têm privilégios ao abrigo do direito internacional;
  • vem à Suíça exclusivamente para tratamento médico ou para fazer uma cura termal.

No entanto, aplicam-se condições especiais (somente em inglês) a pessoas que vivem na Europa mas trabalham ou estudam na Suíça.   

Quando se inicia a obrigação de seguro?

Depois de se mudar para a Suíça, tem três meses para contratar o seu seguro de base. No entanto, isto não significa que não tenha de pagar quaisquer contribuições durante os primeiros três meses. Isto porque o seguro começa retroativamente a partir da data em que se registou no Serviço de Registo de Residentes. Uma vez que a companhia de seguros de saúde cobre todos os custos retroativamente, deve também pagar as contribuições retroativamente. Por conseguinte, apesar do prazo de três meses, deverá decidir sobre o seguro de saúde com antecedência. Caso contrário, poderá ter de pagar três contribuições mensais (prémios) de uma só vez.

false

O seguro de base na Suíça

O que significa seguro de base?

Existem cerca de 60 companhias de seguros de saúde (chamadas Krankenversicherung) na Suíça. Pode escolher livremente com qual das companhias de seguro é que quer contratar um seguro de saúde. A Lei relativa aos Seguros de Cuidados de Saúde (KVG/LAMal) exige que todas as companhias ofereçam os mesmos serviços nos seguros de base. Deste modo, assegura-se de que todos têm acesso a cuidados médicos de extrema qualidade. No seguro de base obrigatório, pode escolher entre vários planos de cuidados e poupar até 20 por cento nos prémios mensalmente, por exemplo, prescindindo da escolha livre de médico e, em vez disso, escolhendo um plano de serviço de telemedicina. Através da aplicação do telemóvel, pode contactar gratuitamente o seu médico Medgate e falar sobre os seus sintomas. O seu médico irá discutir consigo os próximos passos e, se necessário, irá encaminhá-lo para um médico de clínica geral ou médico especialista.

Ir para modelos básicos de seguro (somente em inglês)

O que cobre o seguro de base?

A regra básica é: o seguro de saúde obrigatório cobre as prestações de doença, acidente e maternidade.

Por exemplo:

  • Tratamento por um médico ou médico especialista em toda a Suíça
  • Tratamentos hospitalares na enfermaria geral do seu cantão de residência
  • Uma comparticipação dos custos em caso de tratamentos de emergência a nível mundial
  • Medicamentos, testes laboratoriais ou dispositivos médicos

Pode encontrar uma lista detalhada de serviços aquí (somente em inglês).

Em caso de acidente, o seguro de base apenas suportará os custos se os tiver incluído no seu seguro de base e se não tiver qualquer outra cobertura de uma apólice de seguro de acidentes separada.

false

Quem é que faz seguros de acidentes na Suíça?

Se trabalhar mais de oito horas para o mesmo empregador, estará automaticamente segurado contra acidentes por esse empregador. O contrato do seu empregador determinará em que serviço será tratado no hospital em caso de acidente. Se desejar uma maior cobertura de seguro e, por exemplo, ser tratado numa enfermaria hospitalar semiprivada ou privada, vale a pena contratar um subsídio de acidente através de um seguro complementar.

Quanto custa o seguro de base?

Se necessitar de serviços médicos, tem de comparticipar esses custos. O montante da comparticipação dos custos é definido pela franquia, da percentagem de contribuição de custos e dos custos hospitalares, se tiver de ir para o hospital. A comparticipação hospitalar em caso de internamento é de 15 francos por dia.

Você é que decide o valor de comparticipação dos custos (franchise (franquia) – pronúncia francesa) no que respeita aos seus benefícios. Pode optar por pagar anualmente 2500, 2000, 1500, 1000, 500 ou 300 francos suíços. No entanto, aqui aplica-se o seguinte: quanto mais baixa for a comparticipação dos custos anuais (franquia), mais elevado é o seu (prémio) mensal de seguro.

Peça uma simulação individual

Peça uma simulação individual para si e para a sua família. Importante: para contratar um seguro de saúde, é necessário ter residência na Suíça. Para simular o seu prémio mensal, necessitamos do seu código postal suíço, uma vez que os prémios variam em função do local de residência.

A franquia na Suíça

O que é uma franquia?

A franquia é o montante que tem de pagar todos os anos antes de o seu seguro de saúde cobrir uma parte dos custos de serviços médicos (consultas médicas, medicamentos, testes laboratoriais, hospitalização, etc.). Por exemplo, se tiver escolhido uma franquia de 500 francos, a companhia de seguros de saúde pagará a diferença – menos a sua comparticipação dos custos – assim que tiver utilizado serviços que excedam estes 500 francos.

Exemplo de cálculo:

Serviços utilizados: 5 000,00 CHF

A sua franquia: 500,00 CHF

Diferença: 4 500,00 CHF

Comparticipação 10 %: 450,00 CHF

Paga: 950,00 CHF

O seu seguro de saúde irá cobrir: 4 050,00 CHF

Pode escolher entre as seguintes franquias

Franquias para crianças e adultos

Crianças 0
100
200 300 400 500 600
Adultos
300 500 1000 1500 2000 2500  

Qual é a melhor franquia para mim?

Com uma franquia elevada pode poupar dinheiro, uma vez que os prémios mensais de seguro são mais baixos. Mas: se tiver de ir ao médico e receber uma conta alta, terá de ser o próprio a pagar o montante da sua franquia. A franquia é, portanto, um chamado montante de risco. Pense cuidadosamente com antecedência sobre o montante que pode reunir numa emergência. Para poder avaliar qual é, para si, a melhor franquia, questione-se o seguinte: estou sempre saudável? Com que frequência devo ir por ano ao médico? Se for saudável e for ao médico com menos frequência, pode escolher uma franquia mais alta. No entanto, se for ao médico várias vezes por ano e não quiser correr quaisquer riscos, recomendamos a franquia mais baixa. Se a franquia que escolheu não for adequada, pode aumentá-la ou diminui-la no final do ano civil.

Vídeo apenas em inglês

O que é a comparticipação dos custos?

Assim que tiver atingido a sua franquia fixa, pagará apenas uma parte dos custos de todos os outros tratamentos – a chamada comparticipação dos custos. A sua franquia será atingida ao submeter as suas contas de serviços médicos (consultas médicas, medicamentos, etc.) à companhia de seguros de saúde. A comparticipação dos custos é regulamentada pela Lei relativa aos Seguros de Cuidados de Saúde. Regra geral, a comparticipação fixa-se nos 10 por cento e no máximo nos 700 francos por ano civil. Se este montante também tiver sido pago na totalidade por si, todos os outros custos incorridos são cobertos pela companhia de seguros de saúde.

O que é um prémio?

O prémio é a sua contribuição para o seguro, por outras palavras, o montante que pagará mensalmente à companhia de seguros de saúde. O seu prémio mensal depende da franquia por si escolhida. Quanto mais alta for a franquia, mais baixo será o prémio a pagar mensalmente à companhia de seguros de saúde.

Como consigo poupar custos?

Com os nossos conselhos de poupança, pode reduzir o seu prémio e as suas despesas de saúde.

Ir para conselhos de poupança (somente em inglês)

O seguro complementar na Suíça

Preciso de um seguro complementar?

Os seguros complementares estão sujeitos à Lei sobre o Contrato de Seguro (VVG). As próprias companhias de seguros de saúde determinam que tipo de serviços oferecem no âmbito de um seguro complementa (somente em inglês). Cabe-lhe a si decidir se deseja subscrever um seguro complementar. No entanto, os seguros complementares são úteis porque complementam as prestações do seguro de base. Por exemplo, o seu seguro de saúde cobrirá tratamentos dentários ou serviços de medicina alternativa graças aos seguros complementares. Ou, em caso de internamento, pode usufruir de um quarto duplo ou individual. Se quiser fazer um seguro complementar, terá primeiro de responder com veracidade a várias questões relacionadas com a sua saúde. A companhia de seguros pode optar por aceitar a sua proposta, aceitá-la com reservas ou rejeitá-la. A sua proposta pode ser rejeitada se houver um elevadíssimo risco de custos de tratamento devido a uma doença ocorrida no passado. No caso de ser aceite com reservas, serão apenas excluídos determinados benefícios.

Dental & Dental Basic

Seguros suplementares para sorrisos radiantes

Saiba mais (somente em inglês)

Easy

O seguro adicional para viagens

Saiba mais (somente em inglês)

Hospital Standard Liberty

Livre escolha de hospital dentro da enfermaria geral

Saiba mais (somente em inglês)

Posso ir a um médico no meu país de origem com um seguro de saúde suíço?

Em casos de urgência no estrangeiro, o seguro de base cobre os custos nos países da UE/EFTA. Noutros países, o seguro de base cobrirá no máximo o dobro dos custos de acordo com a tarifa do seu local de residência ou de trabalho.

Se desejar continuar a ser tratado pelo seu dentista, ginecologista ou médico de família, é imprescindível ter um seguro complementar.

Quanto custa ir ao médico na Suíça?

Sente-se doente, mas não se atreve a ir ao médico porque tem medo de uma conta alta? Os dois exemplos seguintes irão dar-lhe uma ideia do montante que poderá vir a pagar se for ao médico ou necessitar de um internamento hospitalar. Os seguintes números baseiam-se na experiência e podem divergir da fatura real.

  • Consulta médica devido a gripe: 150,00 CHF (inclui colheita e análise de sangue e medicamentos)
  • Hospitalização devido a artroscopia da articulação do joelho: 2 000,00 CHF (incl. intervenção cirúrgica e 1 noite no hospital)

O meu médico envia-me uma fatura, o que devo fazer?

Na Suíça existem dois tipos diferentes de reembolso para serviços de cuidados médicos. Na Tiers Garant (pronúncia francesa), paga a fatura que recebe e depois envia o recibo de reembolso à sua companhia de seguros de saúde. A companhia de seguros de saúde faz as contas e reembolsa-lhe o montante a que tem direito de acordo com a sua cobertura de seguro. A Tiers Garant é principalmente utilizada nos tratamentos ambulatórios. A maioria dos médicos independentes fatura no sistema Tiers Garant. Na Tiers Payant (pronúncia francesa), o seu médico envia diretamente a fatura para a companhia de seguros de saúde. A companhia de seguros paga a fatura, faz as contas e envia-lhe uma fatura de serviços. Apenas pagará a sua parte (franquia e comparticipação) diretamente à companhia de seguros de saúde. A Tiers Payant é principalmente utilizada em hospitais, lares e cuidados ambulatórios. Mas a Tiers Payant é também cada vez mais utilizada na dispensação de medicamentos nas farmácias.

Vídeo apenas em inglês

Pode encontrar mais instruções úteis para o seu seguro de saúde aqui (somente em inglês).

Tem dúvidas?

A nossa equipa "Bem-vindo à Suíça" está ao seu dispor – por telefone, e-mail ou chat. Nós ajudamo-lo a encontrar o melhor seguro de saúde para si. Selecionámos especialistas que falam alemão, inglês, francês e italiano.

Linha de apoio

0800 22 88 44 22 (Segunda a sexta-feiradas, 8 às 18 horas)

Sanitas magazine: Spotlight on health-related issues