Quem vive na Suíça, beneficia de um dos melhores sistemas de saúde do mundo. Mas quais são as suas vantagens e desvantagens? O que deve considerar ao mudar-se para a Suíça? Quais as diferenças entre os cuidados de saúde na Suíça e no seu país? Nós explicamos-lhe.
O sistema de saúde suíço é federado. Isso significa que a confederação, os cantões e os diversos municípios assumem parte das responsabilidades no sistema de saúde. Por exemplo, é o governo confederal que determina o montante da franquia e aprova ou rejeita as alterações ao montante do prémio. Em contrapartida, são os cantões que determinam quais os serviços que serão prestados e em que hospital. Também determinam os salários e as horas de trabalho dos médicos e enfermeiros dos hospitais. Além disso, o estado e o setor privado operam em pé de igualdade. As companhias de seguros de saúde privadas oferecem seguros de saúde básicos e complementares, mas devem aderir aos requisitos altamente regulamentares do Gabinete Federal de Saúde Pública (FOPH) e da Autoridade Suíça de Supervisão do Mercado Financeiro (FINMA). A Lei relativa aos Seguros de Cuidados de Saúde (KVG) estipula a obrigatoriedade do seguro de base para todas as pessoas que vivem na Suíça. Para complementar os benefícios do seguro básico, pode contratar um seguro adicional, que cobre, por exemplo, o tratamento dentário ou internamento hospitalar numa única divisão.
A maior vantagem do sistema de saúde suíço: Jede todos têm acesso a cuidados médicos de extrema qualidade (somente em inglês ou em italiano). Por exemplo, as seguradoras têm de aceitar todas as pessoas que vivem na Suíça no seu seguro de saúde básico sem efetuar testes médicos. Além disso, a Suíça dispõe de uma densa rede de hospitais e médicos. Em 2018, a Suíça ficou em primeiro lugar no exame anual da Health Consumer Powerhouse (somente em inglês). São analisados critérios como os direitos dos doentes, o acesso aos cuidados, os resultados dos tratamentos, a prevenção, os medicamentos e a gama de serviços.
O maior problema: uma vez que há vários intervenientes (a confederação, os cantões, os municípios, os seguros de saúde e os prestadores de serviços) a assumir diversas partes das responsabilidades, o sistema de saúde suíço é muito confuso. Além disso, o sistema de saúde suíço é, juntamente com os EUA, a Suécia e a Alemanha, o mais caro do mundo.
Na Suíça, o princípio da solidariedade já tem uma longa tradição. Segundo este princípio, todos os tomadores do seguro formam uma comunidade. Cada um contribui com um montante para que, em casos de emergência, haja meios suficientes à disposição para dar o apoio necessário a alguém quando o necessitar. Ou seja: mesmo aqueles que são saudáveis e nunca necessitam de ir ao médico, pagam o seu prémio mensal e contribuem indiretamente para aqueles que estão doentes e necessitam de mais cuidados médicos. A tarefa da confederação, dos cantões e dos seguros de saúde consiste em manter um equilíbrio coletivo. É por isso que, no sistema de saúde suíço, as decisões também são sempre tomadas no interesse da comunidade.
Na Suíça, há vários prémios por regiões para cada seguro de saúde. Estes são fixados pela confederação. O seu prémio não é apenas calculado com base na sua idade e sexo, mas também com base no seu local de residência. No geral, pode-se dizer que os prémios nas cidades são mais elevados do que nas aldeias. Isso deve-se ao facto de nas cidades haver um custo mais elevado com a saúde uma vez que a densidade de oferta de médicos, hospitais e unidades de cuidados continuados é mais elevada. Atualmente há 42 prémios por regiões na Suíça. Cada cantão dispõe no mínimo de um – como nos cantões de Aargau, Appenzell Innerrhoden, Basileia e Genebra – e no máximo de três prémios – por exemplo em Berna, St. Gallen e Zurique. Saiba como poupar em prémios aqui (somente em inglês ou em italiano).
A nossa equipa "Bem-vindo à Suíça" tem todo o prazer em ajudá-lo - por telefone, e-mail ou chat. Ajudamo-lo a encontrar a solução de seguro de saúde mais adequada. Os nossos especialistas seleccionados falam alemão, inglês, francês e italiano.
Chamadas da Suíça
Chamadas do estrangeiro
Endereço eletrónico